Escrito e revisado por Pollyana Marinho
23/06/2025
Você já percebeu que a saúde dos pelos do seu pet diz muito sobre como ele está sendo alimentado? Uma nutrição adequada reflete diretamente em pelos mais brilhantes, macios e saudáveis. Por outro lado, uma dieta desequilibrada pode deixá-los opacos e propensos à queda.
Se você quer entender melhor esse assunto e saber como cuidar do seu melhor amigo, confira as dicas abaixo!
Um dos primeiros pontos a se observar é a alimentação. A forma como você alimenta seu animal de estimação se reflete diretamente na condição da pelagem.
✅ A qualidade do alimento é um fator decisivo na saúde dos pelos.
- Proteínas de qualidade
- Vitaminas essenciais
- Extrato etéreo
- Macronutrientes e micronutrientes minerais, como cálcio, fósforo, ferro, iodo, ômega, etc.
❌ Evite rações com corantes artificiais ou que sejam vendidas a granel. A venda a granel pode expor a ração à contaminação por microrganismos e à perda de nutrientes. Além disso, nem sempre é garantido que os recipientes onde são armazenadas estejam higienizados corretamente — o que pode causar não apenas queda de pelos, mas também outros problemas de saúde.
Outras Causas da Queda de Pelos
Além da alimentação, a queda de pelos também pode estar associada a outros fatores:
- Estresse
- Alergias
- Sarna
- Problemas hormonais
- Fatores genéticos
- Doenças dermatológicas, como a dermatite canina
Fique atento a sinais como:
- Queda de pelo localizada
- Pelos secos ou sem brilho
- Feridas
- Coceira intensa
- Descamação da pele
É importante saber que gatos e cachorros realizam troca de pelo em mudanças de estações. Além disso, o pelo de seu animal também tem um ciclo folicular, ou seja, pode ser um fator fisiológico.
Quando Procurar um Veterinário?
Se você notar sintomas persistentes ou agravantes, agende uma consulta com um médico veterinário. Em muitos casos, exames complementares são necessários para identificar a causa da queda e indicar o tratamento correto.
⚠️ Nunca medique seu pet por conta própria! Apenas um profissional poderá orientar a melhor forma de tratar o problema.
Com os cuidados certos, é possível manter a pelagem do seu pet sempre saudável e bonita. Afinal, pelos brilhantes são sinônimo de bem-estar!
Referências Bibliográfica
Mendes, J., Pires, P. G., Teixeira, L., Maier, J. C., & Bernardi, E. (2014). AVALIAÇÃO DE ALIMENTOS SECOS INDUSTRIALIZADOS PARA CÃES E GATOS EXPOSTOS AO AMBIENTE. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(19). Disponível em: AVALIAÇÃO DE ALIMENTOS SECOS INDUSTRIALIZADOS PARA CÃES E GATOS EXPOSTOS AO AMBIENTE | ENCICLOPEDIABIOSFERA (conhecer.org.br). Acesso em 22 maio de 2024.
SAAD, FMOB. Minerais quelatados para cães e gatos. I Simpósio de Produção, 2005. Disponível em: Minerais quelatados (researchgate.net) Acesso em 22 de maio de 2024.