Escrito por Carla Sampaio revisado por Pollyana Marinho
16/07/2024
Antes de acrescentar um cachorro na sua família, seja pela compra ou pela adoção, você deve pensar sobre quais características físicas e comportamentais você deseja que o seu cachorro tenha. Se o ideal é um animal de Pequeno, médio ou grande porte, e que essas características combinem com você e com o seu estilo de vida.

Se optar pela adoção de um animal SRD (sem raça definida), nossos amados “vira-latas”. Saiba que a maioria de suas características serão imprevisíveis, como o tamanho que ele chegará na fase adulta se for adotado filhote. Eles podem ser uma caixinha de surpresas, e tendem a ser mais saudáveis por serem menos propensos a ter problemas hereditários.
Agora se você optar por adquirir um cão de raça, deve escolher uma raça que se adapte a rotina da sua casa e o espaço disponível. Os cães de raça possuem um grau de previsibilidade, pela quase certeza que você terá do seu tamanho, comprimento e textura de pelo, caráter e grau de energia deste animal e irá aprender sobre algumas enfermidades que podem afetar a raça selecionada.
Se você tem uma rotina corrida, fica pouco tempo em casa, mora em apartamento e está à procura de um animal para companhia, a melhor opção são raças de pequeno porte. Como Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Maltês, Pug e Dachshund, sendo exemplos de raças extremamente doceis e sociáveis, que se adaptam em ambientes pequenos, conseguem ficar sozinhos por longos períodos e se relacionam bem com crianças e idosos.

Por outro lado, se você possui uma vida bastante ativa, tem família grande, gosta muito de passear, mora em casa com espaços maiores, quintais e possui tempo disponível para cuidar e se dedicar ao seu animal, a melhor opção são as raças de porte médio e grande. Como Golden Retriever, Beagle, Pastor Alemão, Bulldog inglês e Labrador Retriever, os quais são exemplos de raças que precisam de mais espaço para correr e brincar, cães de personalidade forte, sociáveis, agitados e demandam mais tempo e atenção para passeios.

Todo animal, independente do seu porte, raça, sexo e idade, podem continuar aprendendo e se adaptando por toda a vida. E o caráter e comportamento de seu cão dependerá de sua própria personalidade e da quantidade de tempo que você gasta no treinamento e socialização.
Após escolher o seu companheiro ideal para toda a vida, é necessário garantir uma boa nutrição e qualidade de vida para ele. Neste quesito pode contar com a Ração Confiança, que é muito mais que apenas um alimento, é qualidade e bem-estar! E o melhor, você encontra nas maiores redes de supermercados da sua cidade. Uma boa alimentação é essencial para seu novo amigo ser feliz em sua nova casa. Afinal, quem ama, cuida com Confiança!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOUTO, D. F; Alimentação e nutrição de cães em diversas fases da vida. | Universidade Federal de Pampa. Dom Pedrito, RS; 2013. Disponível em: DIEGO DE FREITAS SOUTO.pdf (unipampa.edu.br) Acesso em: 17 de maio de 2024.
OLIVEIRA, C. et al. As Raças Portuguesas de Cães de Gado em Pastoreio, Aspectos Morfológicos e Comportamentais. Universidade Tecnica de Lisboa. Lisboa, 2007. Disponível em: Dissertation (carnivoreconservation.org). Acessado em 17 de maio de 2024.